Suspensão
O sistema de suspensão é composto por amortecedores, molas, bandejas, barra de direção, caixa de direção, terminal de direção e demais componentes como pivôs, buchas, coxins, entre outros.
A finalidade da suspensão é tornar o veículo confortável e seguro, já que ela absorve os impactos recebidos pela roda.
Como trabalham juntas, a suspensão e a direção precisam estar perfeitamente sincronizadas, ou seja, não devem apresentar folgas ou desgastes excessivos. Pela grande quantidade de buracos e irregularidades existentes nas ruas e estradas do país, é imprescindível a manutenção preventiva.
A regulagem e/ou substituição dos componentes do sistema de suspensão deve ser feita a cada 10.000 km rodados, quando ocorrer ruídos e folgas no veículo, em fortes impactos ou colisões nas rodas e componentes do sistema, se houver instabilidade ou vibrações ao dirigir e na redução da vida útil dos pneus, causada por deformidades.
Amortecimento
O amortecedor é um dos principais componentes do sistema de suspensão. Instalado junto com as molas em cada uma das rodas, a função do amortecedor é controlar as ações das molas e manter a aderência do pneu ao solo diante de superfícies irregulares como lombadas e buracos.